
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
O prazer de cultivar

segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Coleção de árvores
Sementes de Acacia Mangium, originária da Austrália e Malásia*
.
Coleciono sementes já há alguns anos mas nunca plantei nenhuma. Hoje, dia da árvore, resolvi que a coleção é linda, mas produzindo fica ainda mais bonita. Escolhi algumas das que mais gosto e plantei em potinhos de iogurte. As vermelhas do alto colhi na rua, num dia que caminhava pelo bairro. As de baixo colhi na casa do meu pai, e além de terem um curioso cabelinho amarelo em zig-zag, nascem dentro de uma escultura incrível, toda espiralada. Preciso descobrir o nome e se vai se adaptar bem em São Paulo.
.
*Sementes identificadas com a valiosa colaboração do Sr. Flores Welle.
Adicionado em 7/jan/2010
sábado, 19 de setembro de 2009
Portátil e versátil

quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Não perturbe!
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Ansiedade verde
Se ao invés de semear você preferir adiantar o expediente, é possível comprar mudinhas prontas de alfaces variados, rúcula, agrião da terra, rabanete, espinafre entre muitas outras hortaliças em boas lojas de jardinagem. É muito gostoso assistir sementes germinando, mas se você está com pressa, ansioso pra ver sua horta acontecendo...
As mudinhas acima (e a bandeja de isopor para transportá-las) foram compradas numa casa agrícola em São Paulo. Têm cerca de 15 dias de germinadas.
Primeiro dia: alface lisa e crespa, agrião, rabanete e rúcula foram transplantados para a horta num fim de tarde, quando o sol já não estava mais tão forte. Deve-se regar logo após o transplante e todos os dias a partir daí, de preferência de manhã cedo pra que as hortaliças estejam suficientemente hidratadas para encarar o sol forte do dia.
Quinze dias: Uma das primeiras atividades de todo dia é visitar a horta. Os passarinhos normalmente chegam antes de mim e deixam grandes buracos abertos, de onde tiraram minhocas suculentas. Cavam com tanta força que algumas vezes desenterram as mudas menores!
Vinte e seis dias: tudo já bem crescidinho. Até daria pra fazer um salada de folhas baby bem tenras, mas como a quantidade é muito pequena preferi aguentar um pouco mais e colher verduras mais volumosas. E para quem tem pressa de colher resultados, a hortaliça que não pode faltar na horta é o rabanete. A partir de 28 dias da semeadura já podem ser colhidos.




terça-feira, 15 de setembro de 2009
Durante a construção da horta...
... semeei algumas hortaliças. Aliás, descobri que restaurantes da chamada “alta gastronomia” servem pratos enfeitados com brotos frescos de beterraba mais ou menos do tamanho desses da foto (7 dias). E além de bonitinhos, eles têm um sabor muito interessante!
Praticamente todas as hortaliças podem ser germinadas em sementeira e depois transplantadas. As raízes compridas (cenoura e nabo, por exemplo) são as que não aceitam transplante, então devem ser semeadas já no local definitivo seguindo as instruções do pacote de sementes.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Cachorro ecológico

domingo, 13 de setembro de 2009
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Primeira leitura

A idéia foi semeada na minha cabeça e ficou em dormência por alguns meses. Poucos.
Assinar:
Postagens (Atom)