Sementes de Acacia Mangium, originária da Austrália e Malásia*
.
Coleciono sementes já há alguns anos mas nunca plantei nenhuma. Hoje, dia da árvore, resolvi que a coleção é linda, mas produzindo fica ainda mais bonita. Escolhi algumas das que mais gosto e plantei em potinhos de iogurte. As vermelhas do alto colhi na rua, num dia que caminhava pelo bairro. As de baixo colhi na casa do meu pai, e além de terem um curioso cabelinho amarelo em zig-zag, nascem dentro de uma escultura incrível, toda espiralada. Preciso descobrir o nome e se vai se adaptar bem em São Paulo.
.
*Sementes identificadas com a valiosa colaboração do Sr. Flores Welle.
Adicionado em 7/jan/2010
Oi . Gostei das fotos das sementes. Hari Lorenzi, autor de livros sobre árvores, não tem esta qualidade. Gostaria de identificar para ti:
ResponderExcluirAdenanthera pavonina parece ser a semente vermelha(falta foto da folha)pag 191, exóticas do Lorenzi e a espiralada é Acacia mangium, pag 184 do Lorenzi - exóticas.
Parabens! floreswelle@yahoo.com.br
Lindas fotos, muito.
ResponderExcluirHá cerca de 2 meses, caminhando pela rua da ZNorte de SP, encontrei algumas sementes vermelhas - identificadas posteriormente como mangelim - espalhadas pela calçada. Plantei algumas em um vaso mas até agora não tive novidade nenhuma. Será que é preciso escarificar (ou outro processo qualquer) para quebrar a dormência?
ResponderExcluirEm tempo: nem me lembro desde quando, mas recentemente me dei conta que me tornei um "catador" de sementes... Ainda não consegui quem tenha sementes de guandu...
Será que podemos "trocar figurinhas"? Moro perto do Horto Florestal e vez ou outra coleto algumas sementes só para descobrir as surpresas quando germinadas...
ResponderExcluirJorgeGoto