Se você anda precisando de uma trepadeira de crescimento vigoroso e floração enlouquecida para dar um tanto de vida ao seu jardim, eis a solução para os seus problemas:
A trepadeira-africana, trepadeira-senécio ou hera-alemã (nome científico: Senecio mikanioides) vai super bem em vasos, jardineiras ou mesmo plantada direto no chão, a meia-sombra (algumas horas de sol por dia) ou a pleno sol (todas as horas de sol do dia).
É ótima para cobrir grades, cercas e caramanchões. Não gruda sozinha em muros, mas se enrosca em fios e hastes condutoras, por onde sobe com facilidade.
O crescimento chama atenção pelo vigor e pela e rapidez, e a floração acontece algumas vezes por ano mas principalmente na primavera e no verão. As flores são de um amarelo intenso muito bonito e são melíferas, o que atrai diversos tipos de insetos e borboletas.
Pra quem gosta de jardim cheio de vida é um prato cheio.
Adoro este BLOG ele é muito interessante e inteligente.
ResponderExcluirParabens
LoBo
OA...ONDE ENCONTRO SEMENTES PARA PLANTAR A BEIRA DE UMA ALAMBRADO QUE TENHO NA CHACARA????OBRIGADO NETO..locucao@daercioneto.com.br
ResponderExcluirSeria interessante utilizar espécies nativas para enfeitar o jardim, pois animais (como a minhoca californiana) e plantas (como o Pinus, Tunhbergia, maria sem vergonha) podem agir direta,ente em ambientes naturais e quebrar o equilíbrio ecológica, a introdução de espécies exóticas invasoras já é a segunda maior causa de perda da biodiversidade, pense nisso Juliana ;D
ResponderExcluirLoBo, muito obrigada pela visita.
ResponderExcluirNeto, nunca ouvi nada sobre propagação da trepadeira africana por sementes!
Anônimo,
concordo que devemos utilizar e valorizar espécies nativas mas quanto a evitar as exóticas, acho que o ponto onde estamos não permite mais volta. O país inteiro foi ocupado com espécies exóticas no passado, tanto para paisagismo quanto para consumo humano e animal. Grande parte do que comemos hoje, por exemplo, não é nativo no Brasil, e... o que fazer? Além disso, creio que o fato de uma espécie ser exótica não significa necessariamente que ela seja prejudicial ao equilíbrio ecológico de um bioma.
Repito, concordo com você que devemos valorizar mais a vegetação nativa, mas também acho que não devemos "condenar" todas as exóticas pelo simples fato de serem exóticas. Quantas não nos trazem benefícios? O arroz, a batata e a própria vaca.
Um abraço e volte sempre,
Juliana.