Quem tem um pouco de grana disponível e a oportunidade de projetar um bom sistema de captação de água em casa pode usar a chuva para lavar a roupa, o quintal, molhar as plantas, dar descargas...
Mas não pense que só eles tem esse privilégio!
Existe uma maneira mais simples de fazer isso, que limita um pouco o uso da água mas é muito eficiente para algumas situações. Eis:
A bombona foi comprada de uma empresa que comercializa material reciclável. Era uma embalagem industrial de sabão.
O paninho velho foi a toalha de mesa da minha infância (sim, esse é o sistema de captação de água da casa da Mamma Gyver!).
E a cinta que segura o paninho já rodou quilômetros por aí: câmara de pneu de bicicleta.
Como você pode ver, é tudo reaproveitado.
A idéia é armazenar a água que vem do telhado e escorre pela calha, e o paninho fino tem duas funções: filtrar folhas e sujeiras e evitar a proliferação de mosquitos.
A água fica lá dentro mesmo, e na hora de regar as plantas e lavar o piso é só tirar o paninho pra encher o balde ou regador.
Uma outra opção, ao invés de retirar a água por cima, é colocar a bombona sobre uma base de uns 30 cm (alguns tijolos, por exemplo) e instalar uma torneirinha na parte mais baixa dela, assim aproveita-se todo o volume de água. Dá até pra colocar uma mangueira.
Quem mora em casa pode facilmente montar esse sistema, basta escolher um canto de telhado onde se possa retirar o duto da calha e deixar a água escorrer para dentro da bombona.
Otimo!!!
ResponderExcluirFaço isto em casa!! e a calha nunca mais entupiu!!! pena que não consigo captar tudo o que o céu manda!!
ResponderExcluirConsegui encaixar nas calhas duas caixas de quinhentos litros cada uma. Uma boa chuva e temos mil litros de água da chuva. Se chover demais o ladrão ainda enche uma terceira caixa. Mil e quinhentos litros pra regar a horta e manter o tanque de peixes equilibrado... E não fica tão caro assim, veja como pode ser simples em:
ResponderExcluirhttp://plantandooverdeeoverbo.blogspot.com.br/search/label/Aquaponia . Abraço.