No início de novembro encontrei perto de casa um pé de Cereja do Rio Grande (Eugenia involucrata), árvore que procurava há tempos em São Paulo (leia aqui). Coletei alguns frutos caídos na calçada e, animada para propagar a espécie, montei uma sementeira (aqui).
E aí estão os primeiros rebentos!
Cerca de 35 dias depois da semeadura comecei a ver as primeiras pontinhas verdes saírem da terra. Hoje, passados 15 dias das primeiras filhotas, ainda aparecem novos brotos.
Note que, por acaso, criou-se uma linha diagonal na bandeja. Na metade de cima as mais adiantadas, já crescidinhas, e na metade de baixo pequenas pontinhas verdes aparecem.
Daqui a pouco já será hora de transplantar as mais velhinhas para casas novas.
Daí fotografo e mostro.
Que legal Ju! Será que a linha diagonal tem a ver com o sol? Ela talvez pegue mais na metade de cima?
ResponderExcluirAbç e feliz 2011!
Neuza
Oi, Neuza! Obrigada pela visita.
ResponderExcluirTambém pensei no sol... pode ser mas pode não ser, porque como a sementeira está no parepeito da janela e toda noite ponho pra dentro quando fecho a casa, ela cada vez volta numa posição diferente.
Beijo e feliz 2011!
Ju.
amei seu blog
ResponderExcluirquanta sensibilidade, e amor à natureza
parabéns
voltarei sempre
bjs <3
To chegando agora aqui nesse blog, e to adorando! Adoro a natureza, também!
ResponderExcluirParabéns pelas palavras e fotos lindas!
:)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito legal! Conheci seu blog pela postagem da alface dando sementes (postaram no facebook) e vim dar uma sapeada.
ResponderExcluirTambém estou com um bebê desses mas já está mais pra criança em um vaso, estou esperando ele atingir uns 50cm e vou plantar em seu local definitivo, na calcada em frente a meu imóvel. Vai fazer par com uma aceroleira. :)
Foi complicado conseguir uma muda, tive que comprar de um viveiro, não achei uma se quer aqui na cidade, pelo menos nos locais que procurei.