terça-feira, 31 de maio de 2011

Tulipas

Uma lembrança de presente inusitado que tenho da adolescência é dos buquês de tulipas que vinham direto da Holanda, entregues como brindes de uma companhia aérea. As flores chegavam geladinhas, recém saídas da câmara fria do avião, mantendo o frescor de recém colhidas.
No calor do Rio de Janeiro, onde eu morava, aquelas estrangeiras acostumadas ao frio duravam pouco, mas eram curtidas intensamente até sucumbirem ao calor.
Duas décadas depois temos tulipas adaptadas ao clima brasileiro, mas como apesar de nacionais elas ainda preferem um friozinho, deixam para mostrar suas flores quando nós, tropicais, começamos a tirar as blusas de lã do armário.
Então aproveite a onda de tulipas no mercado e leve pra casa um vaso desse show de charme. Uma dica é comprar as flores ainda em botão, já que depois que abrem não costumam durar muito. Assim você aproveita cada etapa do desenvolvimento da planta.

sábado, 28 de maio de 2011

Saladas com cambuci!

Recebi da amiga de uma amiga a indicação de um programa interessante para o Dia do Meio Ambiente, o próximo 10 de junho. O evento se chama "Saladas com fruta nativa - inovando com cambuci". Acontece na lanchonete do SESC Santo André, em São Paulo, na sexta-feira dia 10 de junho às 18 horas. E é grátis.
Para saber mais leia texto abaixo, copiado do site do SESC, ou acesse o link
http://www.sescsp.org.br/sesc/programa_new/mostra_detalhe.cfm?programacao_id=196208

O cambuci, fruta de sabor agridoce originária da Mata Atlântica, tem um valor especial na região abrangida pelas cidades de Santo André, Rio Grande da Serra, Paraibúna, Salesópolis e Ilha Bela, as quais desenvolvem atividades econômicas baseadas neste artigo nativo. Eventos como a Rota do Cambuci fortalecem comércio, geração e renda, turismo e gastronomia, além de estimular a sustentabilidade na produção, distribuição e consumo do alimento. Assim, pretende-se apresentar o cambuci no SESC Santo André como elemento inovador e de destaque em saladas na mesa do comerciário.
Grátis, na lanchonete, no dia 10/6, sexta, às 18h.

Muito obrigada, Elizabeth!

terça-feira, 3 de maio de 2011

Notícias

Ando às voltas com trabalho e um tanto de frutos que ganhei de novos amigos trazidos pela Missão Cambuci. Vou extrair as sementes antes que percam o poder de germinação e logo logo volto, para contar o saldo da campanha contra o desaparecimento dessa espécie nativa tão simpática.
Até dentro de caçamba de lixo me enfiei pela causa. Não perca os próximos capítulos!