Construir um alimentador para pássaros é uma ótima atividade para unir pais e crianças nas férias, principalmente em dias de chuva.
Mais gostoso do que ver besteira na televisão, qualquer recipiente cheio de grãos e frutas é garantia de bons momentos assistindo as visitas da passarada na janela- e isso vale para quem mora em casa ou apartamento lá nas alturas.
Para um alimentador personalizado e com a cara da sua família, experimente improvisar com aquele prato antigo de louça que sobrou sozinho, um prato de plástico para vaso, o velho aramado de guardar frutas e legumes na cozinha (os de três andares então, melhor ainda!)... Ou proponha que cada criança use a criatividade e construa algo a partir de uma casca de coco, por exemplo.
Para este da foto, usei apenas:
- a casca de um coco seco
- barbante
- um graveto achado no chão
As ferramentas (pais, monitoramento e ajuda nessa hora):
- tesoura
- serrinha ou serrote
- furadeira
- broca para madeira da grossura do barbante
Basta cortar o coco e fazer os furos para o barbante de pendurar e para o graveto, que servirá como poleiro. Onde e como, cada um escolhe. O importante é inventar, se virar e se divertir.
E na hora de abastecer o comedor com guloseimas, quanto mais variado melhor, para atender as preferências das diversas espécies que vivem nas redondezas.
Entre as frutas, mamão, banana e laranja são apostas certeiras, mas não deixe de tentar outras também.
Para acertar nos grãos e sementes, uma boa opção é comprar uma mistura pronta para pássaros, fácil de encontrar em qualquer pet shop perto de casa. A ela, também pode-se adicionar flocos de aveia e arroz cozido sem tempero.
Nos primeiros dias, os pássaros, criaturas curiosas porém desconfiadas, provavelmente não vão se aproximar, mas estimule as crianças a manter o alimentador sempre abastecido, porque na hora em que a turma menos esperar... lá estarão eles, e aí é só curtição!
Se for possível, instale também um recipiente para oferecer água sempre limpa e fresca. Os pássaros de cidade muitas vezes tem dificuldades de encontrar água para beber.
E não tenha receio de receber visita de pombos, essa espécie de ave não gosta de frutas. Se por acaso eles aparecerem, foram atraídos pelas sementes e pelo arroz, então é só suspender a oferta desses alimentos. Mas não deixe de tentar oferecê-los; todos vão se surpreender com a variedade de pequenos pássaros granívoros que sempre estiveram por perto mas nunca foram vistos.
E para fazer a atividade render ainda mais, façam juntos um diário das espécies que foram se alimentar na janela, com anotações de dia e horário de cada visita. Mesmo sem saber nomes, é possível anotar uma descrição física do pássaro e até fazer um desenho, de preferência colorido.
Tudo isso depois vira, se não material de pesquisa, histórias de família para lembrar e contar.
Ficou lindo. Hoje vi uma ideia interessante: utilizar duas garrafas pet e fazer um comedouro para alimentar cães e gatos moradores de rua. Gostei muito. Um abraço, Angela
ResponderExcluirhttp://noticiasdacozinha.blogspot.com
Adorei essa casinha, com tantas cascas de coco lá pelo sítio vai dar um condomínio para os passarinhos. Bjs
ResponderExcluirJoana
Ahhh que delícia!
ResponderExcluirPelo visto você e seus queridos estão curtindo bastante a nova casa verde, né?
Isso é ótimo!
Olha, inspirada em seus tomates fofos pelo quintal, desde setembro semeei alguns e comprei outras duas mudinhas. E esses dias foi a última colheita... lá na varanda.
Fiz alguns posts sobre isso, se quiser dar uma olhadinha, fique a vontade.
beijinhos e um excelente final de semana prá vocês.
Rô