sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Fusilli tricolore al pesto


Dia de macarrão ao pesto é aquele em que você bate o olho no manjericão e diz "caramba, como cresceu!". E antes que ele comece a ficar meio tombado por não aguentar o próprio peso, mande ver numa poda radical.
Com uma tesoura ou faquinha afiada corte um bom tanto da parte mais alta da planta, tomando o cuidado de deixar pelo menos um palmo de cada galho com folhas, para que logo venham novos brotos.
De posse de um lindo buquê perfumado, é hora de preparar o almoço.

Antes de mais nada devo dizer que nesse momento uma receita faz toda a diferença.
Sempre fiz pesto no olho, começando com todas as folhas de manjerição e batendo aos poucos, cada vez colocando um pouco mais de azeite até chegar à consistência certa.
Nunca errei, mas confesso que passava um pouco de raiva a cada vez que apertava o botão ligar e as folhas eram arremessadas para cima colando nas paredes do copo do liquidificador. Aí toca abrir a coisa, empurrar o manjericão para baixo com uma colher e... voava tudo pra cima outra vez. Uma, duas, três..., seis... oito vezes, até ficar pronto.

Ontem, minutos depois de dizer ao meu manjericão "caramba, como você cresceu!", abri o Technicolor Kitchen (blog imperdível pra quem gosta de cinema e comida boa) e me deparei com uma receita de pesto.
Sim, eu acredito em sinais.
E então, com uma referência de proporções que sempre tive preguiça de pesquisar, pude começar ao contrário: primeiro o azeite, no fundo do copo, e depois as folhas de manjericão aos poucos. Assim vai-se formando um creminho que não voa, e em 3 minutos seu molho pesto está pronto, bem verdinho e perfumado.

É assim:

- 3/4 de xícara de azeite de oliva extra virgem (180 ml)
- 1 + 1/2 xícara de folhas de manjericão (aperte-as um pouco dentro da xícara para ficar bem medido)
- 3 dentes de alho
- 2 colheres de sopa de nozes picadas
- 4 colheres de sopa de queijo parmesão, de preferência ralado na hora
- pimenta do reino
- sal

Coloque o azeite no copo do liquidificador e vá acrescentando aos poucos as folhas de manjericão.
Depois coloque os dentes de alho, as nozes, o sal, a pimenta e bata mais um pouco até tudo sumir.
Então passe o pesto para uma tigela e misture o queijo parmesão.

Ferva o macarrão, escorra bem e misture o pesto na hora de servir.
Um pouco mais de queijo por cima da massa já servida no prato faz toda a diferença, no visual e no sabor.

Algumas observações:
- se comprar um maço de manjericão no mercado, escolha os de folha maior, que facilitam muito sua vida na hora de lavá-los.
- depois de lavadas as folhas devem ficar um tempo escorrendo, para perder o excesso de água. E, se tiver tempo e paciência, passe-as por folhas de papel toalha para secar um pouco mais.
- aqui, como sou eu quem cuida do manjericão e anda chovendo sem parar, usei tudo sem lavar, com uma boa inspeção em busca de bichos. Do mesmo jeito que chupamos fruta no pé, comemos manjericão direto do vaso.

E sobre o Technicolor Kitchen:
Se você tem problemas com gula e/ou calorias, não clique no link. O blog é uma delícia, as receitas são super especiais, as fotos são lindas e a Patrícia tem um jeitinho simpaticíssimo, daqueles de quem certamente viraria uma ótima amiga.
Já fiz mais de uma receita das recomendadas por ela e posso garantir: não pararei por aqui!

2 comentários:

  1. Oi, Juliana! Obrigada pelas palavras tão doces, menina!
    xx

    ResponderExcluir
  2. Acredita que nunca fiz pesto ???
    É quase uma vergonha dizer isso, mas não gosto muito de manjericão...

    Ainda assim, gostei da maneira como explicou a receita e qualquer dia farei minha primeira experiência !

    Beijo

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.