Quer mais uma sugestão de saladinha para plantar em vasos?
Baby folhas de beterraba!
A maior parte de todos nós costuma desperdiçar metade da planta Beterraba (Beta sp.) achando que a única parte comestível da hortaliça é sua raiz tuberosa - aquela bolota bem vermelha -, mas quem gosta daquele sabor característico e já experimentou fazer salada com suas folhas só tem elogios. Sim, as folhas da beterraba são comestíveis, super nutritivas e têm gosto muito parecido com o da raiz. Basta lavá-las como qualquer outra folha, temperar com azeite e sal e nhac!, como diz a Neide, do Come-se.
Infelizmente não são todos os supermercados e feiras livres que vendem beterraba com a rama, mas se você tem procurado uma hortaliça bonita para produzir em vasos, encontrou.
É muito simples; certifique-se apenas de que você tem em casa um local onde o sol bata por pelo menos 4 horas todos os dias.
Você também vai precisar de:
- um vaso ou qualquer recipiente (furado no fundo) com no mínimo 20 cm de boca
- argila expandida ou pedras pequenas em quantidade suficiente para cobrir o fundo do vaso
- um pouco de areia ou manta de bidim
- terra adubada de boa qualidade
- sementes de beterraba (em boas lojas de jardinagem ou no site www.isla.com.br)
- um borrifador de água para fazer as regas
Primeiro, monte o vaso colocando as pedras no fundo, depois a manta de bidim ou a areia até cobrir as pedas e então complete o vaso até a boca com terra. Para um passo a passo com fotos, veja o post sobre a montagem da horta em vasos clicando aqui.
Dê algumas batidinhas no vaso para que a terra se acomode bem e faça, na superfície, pequenos furos de 1 cm de profundidade com um pauzinho ou o dedo mindinho, por exemplo. Os furos devem ter cerca de 2 ou 3 cm de espaço entre eles.
Coloque uma semente dentro de cada furo e cubra-os com terra.
Borrife uma boa quantidade de água nessa primeira rega para ter certeza de que as sementes serão umedecidas, e daí em diante basta manter a umidade borrifando um pouco de água todos os dias.
Dentro de uma semana, mais ou menos, você começará a ver folhinhas brotando. Continue regando diariamente e acompanhe o crescimento das suas mudinhas de beterraba pelo tempo que aguentar. Você poderá colhê-las ainda mini, para decorar um bonito arroz colorido ou uma salada de rabanetes, ou deixá-las crescer até atingirem 10 ou 12 cm de altura. A partir daí as mudas começarão a formar, na base do caule, a beterraba propriamente dita, e então é indicado colher de uma vez porque, com o espaçamento das sementes muito justinho, as raízes tuberosas não terão espaço para se formar e sua plantação vai entrar em colapso!
Numa plantação de beterrabas onde a intenção é deixar a planta desenvolver todo o seu ciclo e formar as bolotas, as sementes são plantadas com espaçamento de 10 cm entre elas e em profundidade mínima de 40 cm, enquanto que em vasos só é possível chegar até a fase de folhas baby.
Experimente e dê uma incrementada na sua hortinha. Além de comestíveis, as folhas muito saborosas e decorativas.
Gostaria de ter mais folhas do que tenho, mas já me satisfaço com as ervas aromáticas, alface, cebolinha e rúcula que consigo colher da minha hortinha.
ResponderExcluirA folha da beterraba é linda e já aproveitei talos e folhas.
Boa semana!
Plantei faziam semana e ja nasceram as beterrabas ,estou muito feliz e espero colher o tubérculo também nao só as folhinhas . boa semana ,Nico
ResponderExcluir