Ficar ligado ao que acontece à nossa volta também é parte do processo de desenvolvimento de uma bela e verde consciência crítica. Pensar na melhor maneira de fazer as coisas e na real necessidade de produtos e embalagens é matéria das faculdades de desenho industrial e engenharia de produção, entre outras, mas também deve fazer parte do dia a dia de cada um de nós em todos os momentos da vida.
Não sei bem quando começou a moda, mas de uns tempos para cá a preocupação em manter canudos e guardanapos de lanchonete livres de qualquer contato antes que cheguem ao consumidor final tem ultrapassado as fronteiras do bom senso. Quantas dores de barriga terão sido evitadas (ou mesmo vidas terão sido salvas) depois que se começou a embalar canudos individualmente e guardanapos de dois em dois? Essas embalagens são mesmo necessárias ou estamos lanchando no terreno do desperdício?
Muito se fala em evitar o desperdício e o uso irresponsável de matérias-primas, mas as balanças de frutas e legumes são as maiores testemunhas de lojas e consumidores que ainda hoje embalam um mamão papaia, dois limões ou um cacho de bananas em sacos plásticos de 3 litros.
Por quanto tempo ainda será necessário repetir?
Super concordo. Essa de embalar penca de banana é mesmo o fim. Aqui em casa costumamos levar os saquinhos dentro da bolsa de tecido para reembalar hortifruti e somos vistos como ETs.
ResponderExcluirbeijim
Estou procurando fazer disto um hábito, é difícil mas a Natureza agradecerá!
ResponderExcluirTenho procurado selecionar meu consumo e preferir produtos que tenham pouca ou nenhuma embalagem. Alguns deles costumam ter três embalagens diferentes... é um absurdo! Se cada um fizer a sua parte...
ResponderExcluirIsso tem sido cada vez mais forte, infelizmente...
ResponderExcluirQuantas embalagens não abrimos e encontramos tantas outras dentro e ainda acham isso prático.
Cheguei uma vez a escrever à uma empresa que adotou essa prática e nunca tive nenhuma resposta, nem um muito obrigada pelo contato...
Lastimável!
O critério EMBALAGEM deve ser mais um a ser levado em consideração na hora da compra. Não da mais pra escolher só pelo preço.
ResponderExcluirE escrever para as empresas fazendo críticas e dando sugestões também é papel do consumidor consciente, só que infelizmente a maior parte delas ainda não percebeu que responder ao menos com um "muito obrigada" também faz parte do relacionamento empresa/consumidor.
Muito obrigada pelos comentários e sejam sempre muito benvindas!
Um beijo,
Juliana