quinta-feira, 23 de agosto de 2012
Estação seca e sachês de cânfora ou Faça do limão uma limonada
Sim, está seco demais, por isso a gente dorme mal, sente a garganta pegar, tem dor de cabeça no final do dia, os lábios racham, a pele repuxa e mais um monte de sintomas e reclamações. Mas também é preciso lembrar que essa é uma fase mais do que normal no ciclo das estações do ano e que tem função importante na vida das plantas. É com a chegada da seca que caem as folhas velhas de diversas espécies de árvores, para que venham as flores, as sementes e depois as novas folhas. E quem tem um pouco de prática com orquídeas sabe que algumas espécies só florescem depois de um stress hídrico, ou seja, seca prolongada.
Claro que o fato de conhecer esses detalhes não diminui o desconforto diário dessa época do ano, mas e se, já que não há muito a fazer, tentarmos aproveitar o lado bom da coisa?
É tempo de tirar proveito do ar seco e abrir armários, colocar colchões, travesseiros e cobertores ao sol e lavar tênis e tapetes, coisas chatas de secar quando o tempo não está esturricando.
Uma boa faxina sempre cai bem, se não pelo prazer de arrumar e renovar, ao menos pela curtição do resultado final. Além disso, é sempre uma oportunidade de descobrir coisas que você nem se lembrava mais que tinha e selecionar o que é realmente importante que fique. O resto pode ser passado adiante, para fazer parte da vida de outras pessoas.
E no final da organização, para manter brocas, traças, formigas e outros insetos afastados e arrematar com um charminho, espalhe pelas gavetas e armários pequenos sachês de cânfora, que substitui com eficiência (e perfume muito melhor!) a fedida naftalina.
A cânfora tem aquele aroma inconfundível de creme para massagem muscular. É extraída da Cinnamomum camphora, árvore nativa do Oriente popularmente conhecida como canforeira que faz parte da família botância Lauraceae, a mesma do louro e da canela, utilizados nas cozinhas do mundo inteiro.
Normalmente encontro tabletes de cânfora a venda em farmácias, mas por algum motivo misterioso é comum que em certas épocas ela desapareça do mercado. Já ouvi dizer que encontra-se também em lojas de produtos médicos, daquelas que vendem de material cirúrgico a equipamentos para fisioterapia.
Gosto de embalar a cânfora em retalhinhos de tecido, desses que a gente tem pena de jogar fora. Uso um cd como molde e corto o círculo cerca de 1 cm além do risco. Para amarrar serve qualquer barbante ou fitinha, também desses que a gente fica guardando sem saber bem para que. Taí a utilidade.
O importante é que seja coisa simples e rápida de fazer, pra não tomar muito tempo e você acabar achando que não vale o trabalho.
E não se assuste quando, daqui a alguns meses, você descobrir que seus sachês estão vazios. A cânfora é volátil e acaba desaparecendo por completo.
Hora de fazer tudo de novo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olha que idéia boa.
ResponderExcluirVez ou outra aparecem uns bichos desses nos cantos mais ermos da casa, não sabia que dava pra evitar com a cânfora (e gosto muito do cheiro dela!). Vou procurar.
Como anda a vida por aí?
Beijos!
Oi Flora.!
ExcluirGosto quando você vem visitar!
A vida por aqui tá bem boa. Cuidando, criando, transformando... e sempre interagindo com natureza, que a cada vez me conquista mais. Ô coisa boa de conhecer!
E você, que às vezes parece eu e passa semanas sem escrever?
Seu blog tá tão bonito de roupa nova... escreva mais!
E mostra uns trabalhos? Eu, pelo menos, fico super curiosa pra saber o que você faz!
Beijo grande,
Juliana.
Não adianta 'brigar' com a natureza, certo Juliana? Gostei muito da ideia dos sachês; vou fazer e ainda dar sugestão para o pessoal da escola do meu filho. Eles têm oficinas de artesanato, que depois é vendido em uma lojinha lá mesmo, arrecadando dinheiro para outros materiais. Simples, bonito e não-tóxico. Obrigada pela dica. Beijos cheirosos, Angela
ResponderExcluirhttp://noticiasdacozinha.blogspot.com
O cheirino de CANFORA conheço da minha infância. Agora com a Idea dos saquinhos vou me realizar e até vou fazer p presentear as amigas...agradeço de coração, e um forte abraço.
ResponderExcluirIrena Wilma Brock Pinto
O cheirino de CANFORA conheço da minha infância. Agora com a Idea dos saquinhos vou me realizar e até vou fazer p presentear as amigas...agradeço de coração, e um forte abraço.
ResponderExcluirIrena Wilma Brock Pinto
Oi a cânfora espanta arranhas?
ResponderExcluir