quarta-feira, 7 de novembro de 2012
Para comer com os olhos e com a boca
Dois charminhos da horta, para enfeitar e para comer.
Na frente, peixinho, lambari ou orelha-de-lebre (Stachys byzantina ou Stachys lanata). É uma graça, bem peludinha, parece mesmo orelhinha de coelho fofo. Os nomes peixinho e lambari são porque se come as folhas empanadinhas em farinha e ovo e depois fritas, e elas ficam parecendo peixinhos-aperitivo. Uns adoram e outros, depois de experimentar, fazem cara de nada. Estou no segundo grupo. Mas o efeito decorativo é inegável, pelos pelinhos e pelo verde claro levemente azul-acinzentado, que se destaca do verde vivo da maioria das ervas e hortaliças. Nunca vi sementes à venda, mas a Sabor de Fazenda tem mudas e, se algum conhecido seu tiver, peça para ganhar um raminho, mesmo que seja sem raiz. Com um pouco de talo enfiado na terra a orelha-de-lebre enraíza em poucos dias e logo já começa a soltar folhas novas.
E no vaso de trás, amor-perfeito (Viola tricolor) em versão mini. Assim como o amor-perfeito de tamanho normal, se adapta otimamente bem em lugares de meia-sombra. Nada de muito sol direto nem calor demais. É perfeito para hortas em apartamento e vai bem em vasos pequenos e jardineiras. É preciso regar a cada dois dias e então a planta retribui com lindas flores comestíveis que se parecem com pequenas borboletas. Para colocar muitas numa salada bem colorida ou poucas num cantinho do prato, enfeitando com minimalismo.
As opções de cor são as mais variadas que você possa imaginar, incluindo bi e tricolores, e o bom é que a planta está meio na moda, então tem sido fácil encontrá-la em boas lojas de jardinagem. Existem pacotinhos de sementes da variedade de tamanho normal. Da mini nunca vi, mas mudinhas em saquinhos já vêm florescendo e ainda crescem mais quando vão para um vaso com terra boa. Vale a pena.
Duas espécies super recomendadas e fáceis de cuidar. Tem um espacinho aí?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Acho lindo "Amor Perfeito"... Um mimo!
ResponderExcluirBjs!
www.amenidadesdekelly.blogspot.com
Nossa, orelha-de-lebre! Meu pai tinha em casa quando eu era criança e fazia assim, empanadinha. Tem gosto de infância, mas nunca mais encontrei!
ResponderExcluirVocê sabe onde posso achar? Moro em São Paulo.
Ana Carolina, acabo de editar o post dizendo que o viveiro de ervas orgânicas Sabor de Fazenda tem mudas de orelha-de-lebre. Lá eles chamam de peixinho. E o viveiro é lindo, vale uma visita. O link para o site deles está no texto, no nome Sabor de Fazenda.
ResponderExcluirUm abraço,
Juliana.
Juliana, que gracinha as suas suculentas e o amor-perfeito.
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
Beijinhos green
http://dicasgreen.blogspot.com
Tinha mesmo que se chamar amor-perfeito, porque o tal do amor para ser perfeito tem que ser flor. É uma lindeza, não? Tão singela... Simpática postagem. Beijos, Angela
ResponderExcluirhttp://noticiasdacozinha.blogspot.com
Juliana, que lindinho o amor perfeito mini, muito delicado.Essa orelha de lebra eu não conhecia e nem sabia que era comestível, parecem mesmo lindos peixinhos hehe. Bjocas
ResponderExcluirRenata RZ, muito obrigada pela visita! O seu blog também é muito bom!
ResponderExcluirAngela e Josy, obrigada sempre!
Um abraço,
Juliana.
Obrigada por compartilhar tanta coisa bonita.Seu blog é tudo de bom! Tem tudo que amo, plantas, animais, receitas.
ResponderExcluirApesar de eu não ter um blog, gosto de passear por aqui para ler suas dicas sobre plantas.
Vou entrar no site que indicou para comprar a orelha-de-lebre!
Bjos
Jeane
Onde encontro mudas de peixinho ou lambari de folhas aqui em Curitiba Pr
ResponderExcluirOnde encontro mudas de peixinho ou lambari de folhas aqui em Curitiba Pr
ResponderExcluir